quarta-feira, 14 de março de 2007

Sadismo seguro e outros



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sadismo Seguro

Dentro do grupo adepto das práticas resumidas no termo BDSM (Bondage, Dominação, Sadismo e Masoquismo), o sadismo se encontra como uma prática segura, sendo sua realização de comum acordo entre as partes envolvidas no ato. A comunidade BDSM usa o lema SSC, que significa "são, seguro e consensual".



Sadismo vs. Masoquismo

É relativamente recente a atual separação didática entre o sadismo e o masoquismo pela psicanálise. No entanto, já há um consenso entre os estudiosos de que tratam-se de ocorrências distintas. Numa relação sadista, apenas um dos envolvidos é sádico (a relação pode envolver duas, três ou mais pessoas), e não há necessariamente um masoquista em questão. Em sua maioria, não o há. Nessa relação, as práticas adotadas visam a satisfação do sádico. Numa relação de masoquismo, analogamente, a do masoquista.



Sadismo vs. Fetichismo

A imagem clássica do sadismo é a da dominatriz de máscara e espartilho de couro ou borracha, empunhando um chicote e gritando impropérios. Essa é uma imagem comercial, mais ligada ao fetichismo do que ao sadismo ou ao masoquismo. Sadismo é uma prática, não uma fantasia. Embora se confundam, o que os diferencia é a intenção. Ao fetichista, a indumentária. Ao sadista, a sensação de domínio.

Nenhum comentário: