Fetiche
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um fetiche (do francês fétiche, que por sua vez vem do português feitiço e, este, do latin facticius "artificial, fictício") é um objeto material ao qual se atribuem poderes mágicos ou sobrenaturais, positivos ou negativos. Inicialmente este conceito foi usado pelos portugueses para referir-se às imagens religiosas e aos cultos mágicos dos povos africanos.
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Um fetiche (do francês fétiche, que por sua vez vem do português feitiço e, este, do latin facticius "artificial, fictício") é um objeto material ao qual se atribuem poderes mágicos ou sobrenaturais, positivos ou negativos. Inicialmente este conceito foi usado pelos portugueses para referir-se às imagens religiosas e aos cultos mágicos dos povos africanos.
História
A palavra fetiche vem de "feitiço", termo português que significa "magia", e foi aplicada pelos comerciantes portugueses aos objetos empregados nos cultos religiosos dos negros da
África ocidental. O termo tornou-se conhecido na Europa através do erudito francês Charles de Brosses em 1757.
Psicologia
Em psicologia o fetichismo é uma parafilia e se conhece como fetiche a alguma parte do corpo ou a algum objeto que representa simbolicamente o ser amado. Neste caso, os fetiches mais comuns na sociedade ocidental são os pés (no Brasil, a adoração por pés recebe um nome especial: podolatria), os sapatos e a roupa íntima. Os objetos usados na prática do sadomasoquismo são fetiches.

Sociologia
Karl Marx desenvolveu uma teoria econômica e política para o fetiche, central em sua obra, que é aplicada, por exemplo, à crítica dos meios de comunicação de massa, da mercadoria e do capital. Para a escola marxista, o fetiche é um elemento fundamental da manutenção do modo de produção capitalista. Consiste numa ilusão que naturaliza um ambiente social específico, revelando sua aparência de igualdade e ocultando sua essência de desigualdade.
O fetiche da mercadoria, postulado por Marx, opõe-se à idéia de "valor de uso", uma vez que este refere-se estritamente à utilidade do produto. O fetiche relaciona-se à fantasia (simbolismo) que paira sobre o objeto, projetando nele uma relação social definida, estabelecida entre os homens.
Bruno Latour, sociólogo da ciência contemporânea, relativisa a noção de fetiche ao constatar que toda descoberta científica é também uma invenção, e vice-versa. Desse modo, os fatos são também ficções, e as ficções são também fatos. O simbolismo seria constituinte da própria realidade. A artificialidade seria uma condição positiva dos fatos.
DRESS CODE
O dress code basicamente consiste em usar tipos específicos de roupas, considerando um tema. Esse tema pode estar ligado à economia, educação, etnia, religião, status, atitude, orientação sexual, entre outros. O dress code pode ser considerado uma mensagem social, mesmo que essa não seja discutida.
O dress code dessa edição da Sadique vem ligado ao mundo hospitalar com influências estilístiscas do mundo sadomaso, então, pra essa edição são válidas enfermeiras(os), médicas(os) e pacientes, e claro, no mais você pirarem nesse tema, se você quiser, pode até se fantasiar de seringa!
Estamos disponibilizando várias imagens aqui no blog pra vocês usarem como inspiração, e o site Ponnei.com ( www.ponnei.com ) publicou uma matéria na coluna Ponnei Hits! Esperamos ver todo mundo lá, hein!
E claro, vamos à PROMO #04!
Quem comentar aqui sobre a matéria, poderá ganhar VIP'S pra essa edição!
(P.s.: Quem comentar, já deixa o e-mail, pra caso seja o vencedor, nós possamos entrar em contato!)
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